sábado, 29 de julho de 2017

Tecnologia do Switch permite que deficientes visuais possam jogar

Tecnologia presente nos Joy-Con transmite sensação realista do que acontece na tela para o tato.


Com o lançamento do Nintendo Switch, veio a notícia de que um de seus jogos é acessível para deficientes visuais. Através do relato de uma jovem sobre a experiência de seu marido com o console, soubemos que a nova tecnologia Rumble HD presente nos Joy-Con oferecem uma experiência sensorial tão precisa que é capaz de permitir que até uma pessoa cega consiga jogar sem precisar da ajuda de terceiros.


Em uma publicação no fórum Reddit, a usuária Mandi Bundren compartilhou um relato sobre a experiência de seu marido ao jogar o game 1-2-Switch, título contendo 28 minigames.

Em seu relato, ela comenta que ela e seu marido, que ficou cego aos 23 anos devido à Retinopatia Diabética, sempre foram fãs da empresa japonesa e de games em geral, mas, por causa da limitação visual dele, eles tinham grandes dificuldades para jogarem juntos e que não tinha muita esperança de que com o novo console seria diferente.

O 1-2-Switch é um título do novo console da Nintendo que contém uma série de minigames com temáticas distintas que exigem os Joy-Con para serem jogados. Dentre os games presentes nem todos precisam de recursos visuais para serem jogados, graças à tecnologia Rumble HD presente nos controles é possível ter uma sensação muito precisa do que o jogo mostra, como sentir cubos de gelo e até conseguir determinar quantas bolinhas existem dentro de um pote usando apenas o tato e dispensando a TV, o que facilita a jogabilidade de pessoas que não enxergam.

"O jogo favorito dele é Quick Draw pelo quão rápido ele consegue reagir para ganhar", disse Mandi afirmando que ele a vence sempre neste game. Segundo a jovem, Rich também gosta muito do Ping Pong e Boxing Gym, nos quais também é preciso mover braços e mãos rapidamente para vencer.



Não é de hoje que um console da Nintendo está presente na vida dos deficientes. Inclusive, o Wii Sports foi outro game que eles conseguiram jogar juntos com uma certa facilidade.
Durante muitos anos o Nintendo Wii foi muito utilizado na reabilitação de pessoas com algum tipo de limitação motora ou cognitiva graças ao seu Wii Remote com sensores de movimento revolucionário para a época. Algumas instituições como a Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, que criou o jogo VI Fit para crianças cegas praticarem exercícios usando o sensor de movimento, por exemplo, também criaram e modificaram jogos para ajudar deficientes visuais na sua mobilidade, reabilitação e até na prática de esportes.

Agora, graças a esta nova tecnologia do Joy-Con, uma porta se abre para que as empresas comecem a produzir jogos para o console e que sejam acessíveis para os deficientes, tornando o universo dos games muito mais inclusivo.

Fonte: Techtudo
Postagem Anterior
Proxima Postagens

0 comentários:

Obrigado pela sua mensagem